A User Experience Research corresponde à etapa de pesquisa com o usuário para promover melhorias na sua experiência com o produto.
O objetivo da UX Research é entender o contexto dos usuários, suas dores, suas preferências, expectativas, comportamentos e sua forma de navegação para confirmar ou refutar hipóteses e coletar insights que enriqueçam a sua jornada e a deixem o mais fluida possível.
Ela auxilia a área de produto e os designers a desenvolver experiências mais relevantes, fluidas e satisfatórias para os usuários, aumentando as chances de retenção e recomendação do produto.
A UX Research é utilizada para entender o seu usuário. Uma vez que você sabe o que ele deseja, como usa o produto,quais suas necessidades e expectativas, pode usar essas informações no desenvolvimento da solução, tornando-a o mais próximo possível do que o seu usuário espera, deseja e precisa.
Além disso, fazendo a pesquisa, você usa seus recursos de forma mais inteligente, afinal, as decisões do produto serão feitas a partir de dados e evidências sobre o usuário, diminuindo a chance de erros e retrabalho. Isso significa redução de tempo também, já que o time tem mais material para definir o que será feito, sem perder tempo com suposições que não trarão o retorno esperado.
A UX Research deve ser planejada para que você possa colher melhores resultados e insights mais relevantes para o trabalho. Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para realizar a etapa de UX Research.
Você deve pensar nos objetivos principais da pesquisa, ou seja, o porquê ela está sendo feita. O que você quer saber sobre o seu usuário? Quais são as dúvidas fundamentais cujas respostas vão realmente impactar no desenvolvimento do produto?
Depois, pense em quais metodologias utilizar para realizar a UX Research, como pesquisas diretamente com o usuário e testes de usabilidade. Os métodos escolhidos vão depender das metas que você tem com a pesquisa, por isso, definir seus objetivos primeiro é importante.
Além disso, para uma pesquisa mais completa, você pode incluir uma etapa de descobrimento, que envolve conversar com os stakeholders e analisar estudos de mercado.
Outros fatores para serem considerados durante a pesquisa são:
Para se aprofundar no tema UX Research, não deixe de ver a aula “Técnicas de Pesquisa”, do Curso de Product Discovery da PM3, com a instrutora Izabela Amaral. Nesta aula, você vai aprender qual a importância da pesquisa no Discovery, além de identificar o melhor momento para aplicar pesquisas quali e quantitativas.
Confira alguns materiais para aprender mais sobre UXR:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete