Endpoint (ou “ponto de extremidade”) é um componente de uma rede de segurança ou de uma aplicação/API, como um dispositivo (notebook e celular, por exemplo) conectado a essa rede. Pensando na API, o endpoint é a extremidade de conexão dessa API com o sistema do cliente, permitindo o compartilhamento de informações.
Gestão de endpoints
A gestão de endpoints é uma das boas práticas em Segurança da Informação para proteger os dados dos dispositivos compartilhados entre as redes. A ideia é garantir a autenticação e a privacidade das informações, mantendo os sistemas sempre atualizados, e fazer um gerenciamento eficiente de riscos em servidores e nuvens.
Entre as vantagens da gestão de endpoints estão:
Product Managers precisam entender o conceito de endpoint, principalmente, considerando o design de APIs. No produto, o endpoint corresponde a um pedaço de informação que tem algum objetivo dentro dele, como ativar uma determinada funcionalidade, por exemplo. Então, o endpoint faz parte da documentação do produto.
As APIs são parte importante da gestão de produtos, uma vez que permitem tornar a solução mais robusta e atender melhor às necessidades dos clientes. Nesse sentido, PMs devem participar do design e do gerenciamento de APIs, pensando em como estimular a adoção das funcionalidades entre os usuários e nos melhores modelos de integração.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre endpoint:
Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete