Overlap significa “sobreposição” e pode ser uma estratégia (com o objetivo de desenvolver produtos similares, mas de diferentes marcas) ou um problema entre funcionalidades muito parecidas.
“Essa funcionalidade gera overlap”. Essa frase pode ser dita no contexto de Produto quando uma funcionalidade cria uma sobreposição em relação a uma que já existe. Ou seja, é uma forma de dizer que ela pode não agregar um novo valor na percepção do usuário.
Por outro lado, overlap também pode ser uma estratégia para oferecer mais opções de produto aos clientes, fomentando o mercado e criando competitividade, além de aquecer e expandir determinado setor.
A geração de demanda também faz parte do overlap, já que soluções semelhantes geram a impressão de que o mercado tem demanda para esse tipo de produto.
Essa estratégia pode, inclusive, impactar a decisão de compra dos clientes, que, ao notarem um mercado em crescimento, podem se interessar mais pelas soluções comercializadas.
Quando o mercado ainda não está saturado, a percepção de demanda é positiva para as empresas que vendem soluções similares, aumentando sua rentabilidade mensal.
Ao adotar a estratégia de overlap, é importante que a empresa garanta o suprimento da demanda de mercado para o tipo de solução desenvolvida. Caso contrário, a estratégia pode gerar mais prejuízos do que ganhos para o negócio.
Escalar a produção é uma boa saída nesse contexto. Contar com empresas parceiras para vender suas soluções também se apresenta como uma estratégia para alimentar o mercado.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre overlap:
Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete