O Assessment tem conquistado espaço dentro das organizações. Afinal, trata-se de uma excelente ferramenta que auxilia na identificação de lacunas de competências, no desenvolvimento profissional e na melhoria da performance da equipe.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é Assessment e para que serve essa metodologia. Vale a pena conferir porque, diga-se de passagem, é confiável e fácil de integrar às práticas de gestão de RH da empresa. Boa leitura!
O que é Assessment?
Espera-se do departamento de Recursos Humanos,que encontre colaboradores de alta performance e capacidade para explorar ao máximo o potencial de cada profissional. Aliás, essa é uma de suas grandes missões.
O objetivo é que esses profissionais realizem suas funções com qualidade, pró-atividade e, claro, prezando pela produtividade. Neste contexto, o método Assessment mostrou-se um verdadeiro aliado, conquistando espaço nas corporações.
Em protuguês, Assessment significa avaliação. Na prática, o conceito é voltado para manter o foco nas tendências comportamentais e, principalmente, no desempenho de cada integrante da equipe.
Ele permite identificar aspectos mais difíceis de serem descobertos por meio de dinâmicas em grupo ou testes de perfil, por exemplo.
Assim, no caso de um processo seletivo, recrutadores ou gestores podem realizar uma avaliação mais aprofundada sobre o profissional. Dessa forma, entendem se ele irá cumprir os pré-requisitos da vaga.
Logo, o trabalho de gestão de pessoas é otimizado, concorda?
Portanto, o grande benefício do Assessment é permitir que a empresa compreenda melhor as habilidades e aptidões de cada um dos seus colaboradores. Elas podem ser utilizadas para potencializar a performance desses profissionais.
Implementando Assessment na Prática
Adiantamos que não existe uma fórmula ou método padronizado para iniciar um processo de Assessment.
Isso significa que cada empresa está livre para elaborar o seu próprio questionário de acordo com os objetivos que deseja alcançar. Ou seja, a estratégia deve se alinhar à sua atual condição/realidade.
Mas o mais importante é levantar dados e informações que ajudem a mapear o comportamento e perfil de cada candidato. Isso deve ser feito com o máximo de eficiência e precisão possível.
Na maioria das vezes, o Assessment é aplicado na forma de um teste ou questionário. Traz poucas perguntas, que levam até oito minutos para serem respondidas.
Além disso, pode-se usar papel e caneta. As perguntas devem ser respondidas apenas pelo candidato. Afinal, o objetivo é analisar a performance individual.
Em hipótese alguma o aplicador deve interferir nas respostas. Pode apenas interpretar o resultado e, principalmente, oferecer um feedback, positivo ou negativo.
Quando o Assessment é bem elaborado, proporciona às equipes de RH e gestores um poder de escolha mais preciso e eficaz. Afinal, terão em mãos o perfil produtivo do futuro colaborador, entendendo melhor sua forma de trabalho e compreensão da função.
Por fim, vale ressaltar que esse processo pode ser dividido em diversas etapas, não necessariamente conectadas entre si. A ideia é que nunca seja avaliada apenas uma questão em específico, mas também projeções, metas e expectativas futuras de desempenho.
Apesar de não existir uma fórmula ou método definitivo, há algumas sugestões de práticas que podem ser implementadas. Revelamos a seguir.
Quais são os tipos de Assessment que podem ser aplicados
Reforçando, esse tipo de avaliação pode ser realizada de diferentes formas. Isso não muda o que é Assesment em essência, mas cada método tem suas características. Confira!
Assessment motivacional
O Assessment motivacional é pensado para uma gestão de longo prazo. Considera a retenção do colaborador desde o processo seletivo.
A intenção é descobrir os desejos e objetivos individuais do candidato ou colaborador. Visa entender o quanto estão alinhados aos planos da empresa.
Por que é interessante? Esse formato de Assessment irá contribuir para a elaboração e constantes aperfeiçoamentos dos programas de incentivo, como plano de carreira ou pacotes de benefícios.
Além disso, fortalece a cultura da empresa e permite que o clima organizacional seja mais leve e agradável. Isso também facilita o bem-estar e motivação dos colaboradores.
Assessment de desempenho
Está relacionado à capacidade produtiva dos colaboradores mediante ao que a empresa espera de resultados. O ideal é que o recrutador ou gestor estabeleça métricas precisas e alinhadas ao planejamento estratégico, a fim de facilitar a adequação dos envolvidos.
Esse teste vai avaliar capacidades técnicas, conhecimentos e habilidades dos profissionais quanto às suas soft skills. Afinal, elas acabam impactando a cultura e o clima organizacional.
Assessment cognitivo e de personalidade
O objetivo é identificar talentos e tipos de inteligência. Isso proporcionará uma visão do equilíbrio entre capacidade intelectual, personalidade e perfil comportamental do candidato.
Logo, o recrutador ou gestor terá uma maior compreensão sobre como contribuir para o desenvolvimento do colaborador. Poderá explorar ao máximo seus pontos positivos e alinhar com os interesses da empresa.
Assessment organizacional
Por fim, o Assessment organizacional proporciona uma visão mais generalista sobre a empresa. Isso no que diz respeito ao ambiente de trabalho.
Logo, a intenção é avaliar questões culturais e de clima, considerando dados sobre o fluxo de trabalho, práticas de comunicação e demais fatores que possam afetar os colaboradores.
Depois de compreender o que é Assesment e seus tipos, precisamos nos lembrar que é um profissional de RH ou gestor que vai aplicar e avaliar o resultado do teste. Isso torna indispensável integrar os programas de desenvolvimento ao processo de avaliação de equipes.
A MP3 oferece cursos como o PM3 Boost, treinamentos in company totalmente personalizados para atender às necessidades únicas da sua equipe.
Escolhendo a Ferramenta Certa de Assessment
Agora que você já conhece bem o que é Assessment e seus processos, apresentamos as principais ferramentas que integram a metodologia e que são fáceis de usar no dia a dia.
DISC
Em primeiro lugar, temos o DISC. Ele tem como objetivo ajudar a identificar as principais tendências comportamentais do colaborador diante do seu trabalho.
O ideal é entender onde cada profissional se enquadra e se o seu perfil está de acordo com as funções que ele precisa executar no dia a dia. O DISC é composto por quatro conceitos:
- Dominância;
- Influência;
- Estabilidade;
- Cautela.
Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho pode ser realizada a partir das seguintes metodologias:
- avaliação 180 graus;
- avaliação 360 graus;
- matriz 9 box; entre outras.
Aliás, podem ser usadas em conjunto!
A intenção também é entender quais delas serão mais efetivas em relação ao que a empresa precisa avaliar. Mas, acima de tudo, como os resultados obtidos serão utilizados para proporcionar melhorias.
Com relação ao Assessment, essa é uma ferramenta indispensável para promover os colaboradores.
Avaliação de inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das habilidades mais requisitadas do mercado de trabalho. Além do domínio técnico, espera-se que o colaborador saiba regular suas emoções e sentimentos.
Isso não apenas facilitará para que o próprio profissional identifique suas características pessoais positivas, impulsionando sua carreira e facilitando a execução de suas funções com maestria. Também vai prepará-lo para enfrentar os desafios do mundo corporativo.
Assessment cultural
Compreende todos os propósitos, objetivos, valores e os métodos pelos quais a liderança deseja que o trabalho seja realizado.
É necessário garantir que tanto os colaboradores atuais quanto os novos ou antigos se alinhem à cultura da empresa, para que possam permanecer integrados e engajados.
Por isso, essa ferramenta auxilia o departamento de Recursos Humanos a determinar se o colaborador ou candidato está em conformidade com a cultura organizacional.
Assessment de competências
Por último, essa ferramenta de Assessment contribui para que o recrutador consiga avaliar as habilidades intelectuais do candidato. Trata-se da capacidade de processar informações, fazer uma análise crítica e resolver problemas.
O objetivo é identificar características como a proatividade e a autonomia do indivíduo. Assim é possível saber como ele se sairia diante dos contratempos que sua função poderia apresentar.
Utilizando os resultados do Assessment para desenvolvimento do colaborador
Como você viu na explicação sobre o que e assesment e ao longo do artigo, essa avaliação desempenha um papel fundamental na avaliação do progresso do colaborador.
Também, na elaboração de planos de carreira, na criação de pacotes de benefícios mais atrativos e na formulação de planos de desenvolvimento individual (PDI) que contribuem significativamente para o crescimento profissional.
Sem contar, que ao avaliar o desempenho dos colaboradores de acordo com suas habilidades e competências, a empresa também obtém benefícios. Ela pode implementar um sistema de gestão mais consciente e alinhado com seus valores.
Sem falar da melhoria na produtividade das equipes e da promoção de um ambiente de trabalho mais amigável. Afinal, este processo de avaliação considera as competências que os profissionais devem demonstrar para garantir os interesses da empresa.
Ficou claro para você o que é Assesment? Ele pode auxiliar no desenvolvimento e crescimento dos colaboradores ao investir, por exemplo, em formações complementares, sejam elas para gestores, recrutadores ou outras áreas.
Por isso, a PM3 oferece soluções ativas para empresas! Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para descobrir qual modelo de ensino melhor se adapta à sua realidade: PM3 Formações, Sprints ou Boost!