Muitas empresas tratam trilhas de carreira (ou frameworks, competências etc.) quase como um segredo misterioso ou “fórmula secreta” do sucesso. Sinceramente, não entendo bem o motivo. Não vejo como compartilhar isso abertamente possa dar a alguém qualquer vantagem competitiva.
Mas tem algo ainda pior que vejo acontecer no mercado. Sempre tem uma empresa “reinventando a roda” para criar algo do zero. Por que fazemos isso conosco? Para a área de Produto, que já é tão variada e avaliada de forma inconsistente, isso é ainda pior pro nosso mercado.
Inspirado no trabalho do Lenny Rachitsky, resolvi criar esse documento para ajudar o cenário brasileiro, algo que é profundamente conectado com a missão da PM3. Dentro dele, estão as competências pelas quais os PMs são avaliados em cada uma delas. Você pode conferir acessando o link:
Nessa primeira versão, as empresas que participam são: RD Station, GetNinjas, TotalPass Brasil e Neon. Já a Stone foi incluída com base no material público que eles disponibilizam (que também está com a citação da fonte no documento). Sim, ainda são poucas empresas, mas precisamos começar de algum lugar, certo? Meu objetivo é que esse material ajude outras organizações que estão estruturando ou revisando suas áreas de Produto.
Se você quiser contribuir, adicionando a trilha de carreira da sua empresa ou corrigindo algo que possa estar errado (afinal, posso ter cometido algum equívoco), me procure no Linkedin ou mande um email . Assim, vamos construir esse conhecimento em conjunto e tornar cada vez mais transparente e acessível a forma como Product Managers podem evoluir em suas carreiras no Brasil.
Compartilhe com quem pode se beneficiar — e, se sua empresa também quiser participar, é só me avisar! Atualizarei o documento à medida que tivermos novas contribuições.