Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

10 minutos de leitura

Para encontrar boas oportunidades profissionais na área de gerenciamento de produto, é indispensável criar um currículo para Product Manager que seja estratégico e adequado para os cargos que você busca.

As carreiras em Produto estão cada vez mais em alta, sendo esse um dos cargos mais buscados por profissionais que almejam adentrar este setor. 

Continue lendo para saber o que um currículo para PMs deve ter e como estruturá-lo de forma ideal para seus objetivos profissionais.

Qual é o papel de um Product Manager?

Antes de pensar na construção de um currículo para Product Manager, vale a pena entender quais são as principais atribuições desse cargo e o que se espera de um profissional dessa área.

Product Managers são profissionais estratégicos que estão envolvidos em todo o processo de desenvolvimento e gestão de produtos, atuando em três principais: tecnologia, negócios e UX.

Assim, é uma posição que combina diversas habilidades técnicas, interpessoais e de negócio para construir soluções que entregam valor ao mercado ao mesmo tempo que alcançam os objetivos do negócio de forma estratégica.

Como estruturar um currículo para Product Manager?

Um currículo de sucesso exige uma boa estruturação, destacando informações relevantes e alinhadas aos seus objetivos profissionais e à oportunidade que você está buscando. 

É importante reforçar esse aspecto pois muitos profissionais ainda acreditam que um currículo bem feito é aquele que contém todas as informações possíveis sobre sua experiência profissional.  

Contudo, para fazer um currículo para Product Manager estratégico, é preciso focar em informações chave e destacar aquilo que é significativo, evitando a falta de clareza e o excesso de informações. 

Na criação do seu currículo para PM, considere adicionar as seguintes informações de forma direta e clara:

  • dados pessoais;
  • resumo profissional;
  • experiência profissional;
  • formação educacional;
  • habilidades técnicas e ferramentas;
  • resultados e impacto;
  • experiências relevantes dentro e fora da área de Produto

Confira detalhes!

Dados pessoais

Começando pelas informações pessoais, é importante adicionar dados como nome completo, número de contato, e-mail, perfil do LinkedIn e portfólio profissional caso faça sentido para a vaga. 

Lembre-se de ser direto e fornecer essas informações com clareza já no começo do documento, para que sejam facilmente identificáveis. 

Vale reforçar a importância de manter um portfólio e o seu perfil do LinkedIn atualizado, uma vez que são complementos do seu currículo. Recrutadores frequentemente analisam candidatos a partir destes outros canais.

Resumo profissional

Em seguida, faça uma descrição geral sobre você e sua trajetória profissional, destacando informações impactantes sobre esse percurso, como suas principais experiências, resultados obtidos em outros cargos ou posições, especializações feitas, habilidades que se destacam, entre outros.

Tenha em mente que este é apenas um resumo. Assim, evite o excesso de informações e adicione apenas dados relevantes e que façam sentido para a vaga que você está aplicando.

Na construção de um currículo, uma dica indispensável é adaptá-lo para cada vaga e suas especificações, focando em experiências, habilidades e informações que possam contribuir para as necessidades da empresa e reforçar seu valor para os recrutadores.

Experiência profissional

Nessa seção, adicione informações sobre suas experiências profissionais, destacando desde a mais recente até a mais antiga. Insira informações como: 

  • nome da empresa; 
  • período em que você trabalhou na organização;
  • cargo ocupado;
  • suas responsabilidades na posição;
  • conquistas e resultados mais relevantes alcançados durante a experiência.

Se você trabalhou em outras posições na área de Produto anteriormente, lembre-se de destacar essas experiências para demonstrar sua competência em cargos semelhantes.

Formação educacional

Outra seção importante para o seu currículo de Product Manager é a sua formação educacional. A área de gestão de produtos é muito aberta a profissionais de outros segmentos que estão passando por uma transição de carreiras.

Então, mesmo que sua formação seja em áreas não relacionadas, é importante destacá-las para que o empregador tenha conhecimento sobre sua bagagem técnica e educacional. 

Além disso, é muito válido adicionar outras capacitações, como cursos e certificações relevantes para a área e para a futura atuação. 

Por exemplo, você pode não ter formação na área de gestão de produtos, mas pode ter algum curso ou certificações em áreas relacionadas, como UX, metodologias ágeis, análise de dados etc.

Habilidades técnicas e ferramentas

Se você está em busca de uma posição como PM, certamente já deve conhecer algumas ferramentas e ter desenvolvido habilidades relevantes para esta área. 

Habilidades como análise de dados, SQL, metodologias ágeis, OKRs, roadmap de produto, frameworks usados no desenvolvimento de produtos, e ferramentas como Figma, Jira, entre outros, são alguns exemplos.

Assim, além de informar seus principais cursos e especializações, adicione uma seção que evidencie suas principais habilidades técnicas e experiência com uso de ferramentas que possam ser relevantes para o cargo que você está se candidatando. 

Resultados e impactos

Ao mencionar experiências profissionais passadas, um elemento fundamental é destacar os resultados e o impacto causado a partir dessas ações de maneira detalhada e quantificável.

Um recrutador quer saber, na prática, o valor que você gerou em determinado time ou empresa. Assim, é muito mais relevante mencionar essas informações de maneira específica, quantificável e impactante, do que optar por informações genéricas sobre o tipo de profissional que você é.

Por exemplo, ao invés de dizer “contribui com a criação da funcionalidade x no produto y”, informe como esse resultado impactou o negócio: “implementei o recurso x que aumentou o engajamento dos usuários em 25%”.

Lembre-se de usar verbos de ação para descrever essas experiências com mais precisão e fortalecer seu impacto e contribuição.

Experiências relevantes dentro e fora da área de Produto

Separe uma seção no seu currículo para ressaltar também outras experiências que você tenha tido que sejam relevantes para o cargo em questão, mesmo que não sejam exatamente na área de Produto.

Mencione também projetos pessoais ou colaborações feitas com outros profissionais que sejam relacionadas com a área de Produto, tecnologia ou inovação, por exemplo.

Adicionar experiências ajuda a agregar valor ao seu currículo, fazendo com que os recrutadores entendam que você é um profissional dedicado e disposto a engajar-se em projetos dentro e fora da sua zona de conforto.

Como sempre, evite ser prolixo e foque em adicionar informações relevantes de maneira clara e direta.

Habilidades indispensáveis para um Product Manager

Para atuar como Product Manager, é preciso desenvolver algumas habilidades essenciais tanto técnicas, quanto interpessoais e de negócio. Algumas das mais requisitadas por empregadores são:

Habilidades técnicas

Entre as habilidades técnicas presentes em um currículo para Product Manager, há algumas que se destacam como:

  • desenvolvimento de roadmap de produto: roadmaps são guias que direcionam todo o desenvolvimento do produto. Saber criá-lo é uma das principais responsabilidades de um PM;
  • análise de dados: mesmo não atuando diretamente nessa área, um PM precisa saber interpretar dados e usá-los para direcionar a estratégia do produto;
  • conhecimento em prototipação e wireframing: PMs participam diretamente do processo de criação de protótipos e na realização de testes dos produtos;
  • Design Thinking: essa abordagem é fundamental para o trabalho de um PM, ajudando o desenvolvimento efetivo da solução com foco na experiência do usuário.

Habilidades interpessoais

Além das habilidades técnicas, algumas habilidades interpessoais frequentemente requisitadas para Product Managers, são:

  • comunicação assertiva: o PM é um elo que conecta todo o time de produto e as partes interessadas, comunicando-se constantemente para garantir um alinhamento entre todos os envolvidos;
  • resolução de conflitos: no cotidiano dessa profissão, é muito comum ter que alinhar expectativas e mediar conflitos entre profissionais envolvidos neste processo;
  • liderança: por ser um profissional que geralmente atua em três frentes principais (tecnologia, negócios e UX), saber liderar times de maneira efetiva é crucial;
  • tomada de decisão: como líder, um PM estará em constante contato com processos que exigem uma tomada de decisão ágil e assertiva. 

Habilidades de negócios

Quando falamos de habilidades de negócios, algumas que se destacam são:

  • gerenciamento de stakeholders: PMs precisam saber gerenciar o relacionamento com os stakeholders do produto, manejando expectativas e alinhando a comunicação sobre o desenvolvimento do produto;
  • estratégia de produto: Product Managers são os responsáveis pela criação de uma estratégia de produto efetiva, alinhando os objetivos da solução às necessidades do mercado e da audiência, e aos objetivos gerais da organização;
  • pensamento analítico e estratégico: PMs precisam pensar de maneira estratégica e analítica para alcançar os objetivos propostos no desenvolvimento de um produto, orientando-se sempre a dados concretos e valiosos de negócio;
  • priorização: por ter muitos “pratos para segurar”, saber priorizar demandas e tarefas com base nos objetivos do produto e da organização é fundamental, sendo essa outra habilidade indispensável para um PM.

Erros comuns ao elaborar um currículo

Para te ajudar a otimizar ainda mais seu currículo para Product Manager, separamos alguns erros comuns que você deve evitar ao criar um currículo. Confira:

  • foco apenas nas responsabilidades: destacar suas responsabilidades no cargo já é algo esperado pelos recrutadores. Assim, em vez disso, foque em mencionar conquistas alcançadas e o impacto causado para agregar mais valor ao seu currículo;
  • excesso de informações irrelevantes: para tentar encantar os recrutadores, profissionais inserem muitas informações que geralmente são irrelevantes para o processo em questão. Assim, concentre-se em ser direto e claro em cada seção e evitar exageros;
  • uso de modelos prontos e cheio de informações: ultimamente, muitos currículos seguem modelos que além de excesso de informações escritas, também possuem muitas informações visuais irrelevantes. O básico funciona e geralmente é o que os recrutadores mais esperam nos processos seletivos;
  • erros de gramáticas e formatação: garanta que seu currículo esteja com a formatação adequada e alinhada em todo o documento e não possui erros gramaticais. Esses detalhes, embora sejam básicos, fazem a diferença.

Leia também: Como elaborar um currículo atraente para vagas em Produto? e confira o template de currículo gratuito disponibilizado!  

Alavanque sua carreira em gestão de produto com a PM3

Se você chegou até aqui, provavelmente se interessa pela área de gestão de produtos e está em busca de oportunidades neste setor. 

Neste artigo, você descobriu os principais elementos e a estrutura ideal de um currículo para Product Manager e como otimizá-lo da melhor forma.

Mas, se você ainda sente que precisa aprimorar seus conhecimentos na área, o curso de Product Management da PM3 pode ser o caminho ideal para você alavancar sua carreira como PM.

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