No universo do design de produtos, a etapa de Product Discovery é essencial para assegurar o sucesso de qualquer projeto. UX Designers, Product Designers e entusiastas da área que conhecem bem essa fase no desenvolvimento de um produto conseguem criar soluções mais alinhadas às expectativas e às necessidades dos usuários.
Mas a descoberta de produtos vai muito além de meras pesquisas. É preciso explorar profundamente as dores e os desejos do público-alvo, além de se valer de ferramentas e metodologias que auxiliem as equipes no desenvolvimento de conceitos inovadores e, sobretudo, viáveis.
Com isso em mente, neste artigo, vamos explorar juntos o conceito de Product Discovery, sua importância na criação de produtos, as melhores práticas e ferramentas para otimizar esse processo, entre outros detalhes.
Continue a leitura e saiba como criar experiências impactantes e transformar sua forma de criar produtos.
O que é Product Discovery?
Product Discovery (ou “Descoberta do Produto”, em português) é uma etapa que antecede o desenvolvimento de um produto, buscando entender as reais necessidades dos usuários e identificar soluções viáveis para elas.
Trata-se do momento em que as equipes de produto exploram ideias e validam hipóteses, antes mesmo de investir tempo e recursos na construção do produto. Assim, o principal objetivo do Product Discovery é assegurar que o produto a ser desenvolvido vai atender às expectativas do usuário e, consequentemente, do mercado.
Qual a diferença entre Product Discovery e desenvolvimento de produto?
A principal diferença está no fato de que a etapa de Product Discovery vem antes do desenvolvimento do produto em si. É um momento de muita pesquisa e estudo, em que a equipe se debruça sobre suas ideias e como estas se relacionam com as necessidades do mercado.
Dessa forma, pesquisas, entrevistas, testes e protótipos são importantes para descobrir o que realmente importa no futuro produto, para só então passar à fase de desenvolvimento de produto.
Por que Product Discovery é importante no desenvolvimento de produtos?
Existem alguns motivos pelos quais o Product Design desempenha um papel crucial no desenvolvimento de produtos. Confira os principais a seguir.
Redução de riscos e incertezas
O processo de desenvolvimento de um produto acarreta muitas dúvidas e riscos. Afinal, são muitos os desafios, como gosto dos clientes, propostas que podem ser irrelevantes para o mercado de produto, altos custos, recursos disponíveis etc.
Portanto, quando a etapa de descoberta do produto ocorre da maneira correta, explorando e validando hipóteses antes de partir para o desenvolvimento, é possível minimizar as chances de erros e retrabalhos.
Aumento da assertividade no desenvolvimento
Como consequência de um Product Discovery bem feito, as principais dúvidas são eliminadas. Assim, tanto as equipes de produto quanto os líderes podem tomar decisões mais embasadas e assertivas.
Isso é essencial para garantir um alinhamento ideal às necessidades dos usuários. Além de assegurar que o produto será relevante para o mercado.
Economia de tempo e de recursos
Com uma visão mais esclarecida do produto que se quer desenvolver proporcionada pelo Product Discovery, é possível tocar o projeto de maneira mais estruturada e eficaz, economizando tempo com erros e garantindo o cumprimento dos prazos estipulados.
Além disso, recursos também são mais bem aproveitados. Isso porque o time já entende a fundo as dores e os desejos dos usuários, sabendo exatamente o que precisa ser feito para atingir o resultado esperado.
Quais são as principais etapas do Product Discovery?
As principais etapas do Product Discovery são:
- Entendimento do problema;
- Ideação de soluções;
- Prototipagem e validação; e
- Definição de requisitos.
Confira os detalhes!
Entendimento do problema
A primeira etapa do Product Discovery serve para se obter um melhor entendimento do problema do cliente/usuário. Aqui, são realizadas pesquisas e entrevistas tanto com os possíveis usuários quanto com stakeholders e especialistas.
Assim, ferramentas como mapas de empatia, análises de dados e entrevistas aprofundadas ajudam a equipe a coletar informações valiosas. Isso garante uma visão mais clara do produto a ser criado, de modo a evitar suposições e abordagens equivocadas.
Ideação de soluções
Entendido o problema, é hora da ideação de soluções, que tem como objetivo gerar o maior número possível de ideias e insights direcionados à solução do problema do usuário. Criatividade e inovação são a chave desse momento.
Técnicas de brainstorming, design thinking, entre outras técnicas e metodologias podem ser utilizadas para estimular a proliferação de ideias. Tudo é registrado pela equipe de produtos, e as melhores soluções serão utilizadas na próxima etapa.
Prototipagem e validação
A prototipagem é o momento em que as ideias promissoras da etapa anterior ganham vida e corpo. Trata-se de representações que podem ser desde esboços no papel até mesmo maquetes, protótipos interativos, MVPs, entre outras opções.
Por sua vez, na validação os potenciais clientes podem testar os protótipos e avaliá-los, a fim de aprová-los ou não. Eles também fornecem feedbacks valiosos quanto aos erros e acertos do protótipo, de modo que as equipes possam fazer ajustes antes do desenvolvimento.
Definição de requisitos
Finalmente, todos os resultados, descobertas e feedbacks coletados nas etapas anteriores são reunidos, analisados e transformados em requisitos que nortearão a construção efetiva do produto.
É possível definir, por exemplo, requisitos funcionais (o que o produto deve fazer), e requisitos não funcionais. Isto é, relacionados a como o produto deve se comportar quanto a quesitos de segurança, usabilidade, desempenho etc.
Feito tudo isso, a equipe pode desenvolver o produto de forma mais embasada e assertiva, com menos riscos de retrabalho e mais fiel às expectativas de usuários e stakeholders.
Quais métodos e ferramentas podem ser utilizados no Product Discovery?
Existem alguns métodos e ferramentas que auxiliam equipes e líderes nas etapas de Product Discovery, como:
- Lean Canvas;
- Jobs to be done (JTBD);
- Testes de usabilidade e testes A/B;
- Mapas de empatia.
Saiba mais detalhes!
Lean Canvas
Na etapa de Product Discovery, o Lean Canvas é uma ferramenta que auxilia na estruturação de ideias de forma visual e ágil.
Ele exibe em blocos categorias como Problema, Solução, Clientes, Propostas de Valor, entre outras. Cada uma descrita de forma clara para que os desenvolvedores tenham uma visão ampla e objetiva do produto que precisam criar.
Jobs to be done (JTBD)
O objetivo dessa metodologia é identificar as tarefas – ou o “jobs” – que o usuário precisa resolver com o futuro produto. Ou seja,é um meio de descobrir quais são as reais necessidades dos clientes.
Ela se baseia em entrevistas e pesquisas a fim de mapear esses “jobs” dos quais o produto deverá dar conta. O Jobs to be done é aplicável no Product Discovery tanto na etapa de entendimento do problema quanto na ideação de soluções,
Testes de usabilidade e testes A/B
Os testes de usabilidade e testes A/B são úteis na fase de prototipagem e validação do Product Discovery. Eles são fundamentais para entender como os usuários interagem com o produto e se ele de fato resolve seu problema. É importante utilizar um grupo representativo de usuários para aplicá-los.
Os testes de usabilidade focam no usuário e na interação com o protótipo, enquanto os testes A/B experimentam várias versões de um mesmo produto.
Mapas de empatia
O mapa de empatia é uma ferramenta que auxilia o time de produto a se colocar no do lugar usuário potencial. Dessa forma, traz informações quanto à perspectiva do cliente, seus desejos e necessidades, bem como suas emoções.
Baseando-se nas dores do usuário, ele pode guiar as discussões da equipe sobre possíveis funcionalidades do produto.
Product Discovery: a chave para criar produtos de sucesso
Agora você já sabe o que é Product Discovery e seu papel na criação de produtos de sucesso.
Portanto, se você atua em alguma das frentes da área de produtos e quer se tornar um expert em Product Discovery para liderar esse processo na sua empresa, o Curso de Product Discovery da PM3 pode te ajudar com isso.
Nele, você conhece desde as principais técnicas de descoberta de solução e entendimento do problema até como comunicar seus insights. Além disso, será capaz de desenvolver um projeto prático e completo com os conhecimentos adquiridos.
Conheça o Curso de Product Discovery da PM3 e eleve a barra da sua carreira profissional!