Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

9 minutos de leitura

Em um cenário de alta competitividade no mundo dos negócios, a cultura data driven apresenta-se como uma solução indispensável para empresas que querem se destacar no mercado e obter sucesso.

Na Era dos Dados, ignorar a relevância destes ativos é um grande erro, uma vez que orientar-se a dados é fundamental para tomar decisões cada vez mais assertivas e informadas. 

Acompanhe a leitura para saber o que é cultura data driven, por que esse conceito importa nas empresas atuais e como implementá-la com eficiência em um negócio.

O que é cultura data driven?

O conceito de “data driven” significa “orientado a dados”. Assim, a cultura data driven refere-se à implementação de ações, estratégias e medidas que priorizam o uso de dados fundamentados para a tomada de decisões estratégicas.

Isso acontece em todos os níveis da organização, nos quais as iniciativas e estratégias são pensadas com base na extração e análise de dados que geram insights e informações relevantes para a tomada de decisões.

Assim, ao invés de orientar decisões em suposições e achismo, a empresa estimula seus colaboradores a pensarem de maneira analítica e embasada para resolver problemas, identificar oportunidades e implementar melhorias.

Por que a cultura orientada a dados importa para as empresas?

Diante da economia digital e com a imensa disponibilidade de dados gerados diariamente, não usufruir do potencial desses ativos pode ser prejudicial para empresas que buscam sucesso no mercado.

A enorme quantidade de dados proporciona uma dinâmica de mudanças constantes, em que as empresas precisam saber se adaptar com eficiência e rapidez para continuar mantendo sua competitividade e solidez diante da concorrência.

Neste sentido, uma empresa que implementa uma cultura data driven em sua estrutura organizacional consegue: 

  • operar com maior eficiência;
  • tomar decisões mais assertivas; 
  • identificar oportunidades e tendências com maior eficiência:
  • minimizar riscos;
  • adaptar-se às mudanças com mais agilidade;
  • aumentar sua competitividade no mercado;
  • implementar a melhoria contínua em suas operações, baseando-se em dados concretos e confiáveis etc.

Como analisar dados para orientar decisões de negócio?

No processo de implementação de uma cultura data driven, não basta ter os dados disponíveis para uso. Pelo contrário, é preciso saber como manuseá-los, tratá-los e analisá-los de acordo com os objetivos da empresa para extrair o máximo de valor deles.

Isso significa passar pelo processo de análise de dados que envolve desde a coleta e o armazenamento desses ativos, até a organização, limpeza, análise e interpretação dos achados. 

Assim, é preciso implementar um processo estruturado para garantir a efetividade dessa iniciativa. Uma empresa que quer usar dados para orientar decisões de negócio, precisa:

  • coletar dados;
  • tratar e organizar os dados;
  • analisar os dados;
  • interpretar os insights e criar um plano de ação. 

Confira detalhes.

Coletar e armazenar dados

A coleta de dados é a etapa inicial para direcionar as estratégias data driven da empresa. Isso significa integrar dados confiáveis de diversas fontes, sejam elas internas ou externas, como CRMs, redes sociais, ferramentas de análises de dados etc.

Após a coleta, os dados devem ser armazenados de acordo com as estratégias e objetivos da empresa. Para isso, utiliza-se banco de dados, data lakes, data warehouses, entre outras estruturas de armazenamento.

Tratar e organizar os dados

Depois de coletar e armazenar, os dados precisam ser tratados e organizados para garantir a qualidade e consistências desses ativos. 

Assim, passam por processos de limpeza, que envolvem a remoção de valores duplicados, nulos e a eliminação de inconsistências nos conjuntos de dados.

Analisar os dados

Com os dados limpos e tratados, o processo de análise pode começar. Cada empresa escolherá métodos de análise de acordo com seus objetivos organizacionais e tecnologias disponíveis.

Essas metodologias podem ser desde análises estatísticas e o uso de Python para análise de dados, até processos de modelagem preditiva, mineração de dados, entre outros. 

Interpretar os insights e criar um plano de ação

A análise possibilita a interpretação de dados e a extração de informações relevantes de negócio que vão basear a tomada de decisão. 

A interpretação dos resultados da análise geralmente são amparadas pela visualização de dados, que facilita o entendimento dos achados e ajuda no processo de criação de um plano de ação com base nestas informações.

Como implementar a cultura data driven em 4 passos

Agora que você já sabe como analisar dados para orientar a tomada de decisões de uma empresa, entenda como implementar a cultura data driven em um negócio de maneira efetiva.

Para isso, algumas iniciativas são necessárias, como:

  • definir a estratégia data driven;
  • capacitar os colaboradores;
  • criar uma infraestrutura de dados;
  • implementar a governança de dados.

Veja detalhes.

Definir a estratégia data driven

Na implementação de uma cultura orientada a dados, é importante ter clareza da estratégia e objetivos de negócio antes de começar o processo.

Isso é particularmente importante porque a disponibilidade de dados é muito ampla, tornando a filtragem destes ativos um desafio. 

Então, ter compreensão das demandas do negócio, seus objetivos e estratégias, é indispensável para definir uma estratégia data driven efetiva. 

Líderes e gestores devem considerar esse aspecto antes de pensar nas formas práticas de introduzir essa cultura na organização. Afinal, a cultura orientada a dados começa a partir da gestão organizacional e dos líderes, e só depois é disseminada em outros setores do negócio.

Capacitar os colaboradores

Outro aspecto relevante no processo de implementação de uma cultura data driven é o treinamento e a capacitação contínua dos colaboradores diante da nova realidade que se deseja implementar. 

A atuação bem sucedida destes profissionais, em todos os níveis da organização, é o que garantirá o sucesso das iniciativas. 

Sem um alinhamento sobre a importância dos dados e como melhor utilizá-los nas estratégias de negócio em cada segmento da empresa, isso torna-se inviável.

Mas para além do alinhamento, é indispensável promover o desenvolvimento de habilidades analíticas e relacionadas ao manejo dos dados para orientar decisões. 

Isso pode ser feito ao oferecer treinamentos sobre o uso de ferramentas e tecnologias que apoiem os processos de análise de dados do início ao fim na empresa. 

Além disso, pode-se pensar em capacitações personalizadas para cada setor da organização, considerando a necessidade de cada segmento, além de buscar promover continuamente um ambiente de multidisciplinaridade na empresa. 

Criar uma infraestrutura de dados

Além da capacitação de profissionais, a implementação de uma cultura data driven precisa ser amparada por uma infraestrutura de dados adequada às necessidades da empresa. 

Isso significa investir em tecnologias que auxiliarão no trabalho de análise de dados, desde a coleta até os processos de análise, interpretação e visualização de dados.

Neste processo, é preciso considerar, de acordo com os objetivos de negócio:

  • como a empresa planeja fazer a coleta de dados, por exemplo, usando ferramentas de analytics, CRMs, fontes externas e internas;
  • quais serão as formas de armazenamento destes ativos, por exemplo, usando data lakes, data warehouses, bancos de dados etc;
  • como os dados serão tratados e limpos após o armazenamento;
  • quais serão os métodos de análise de dados e que ferramentas serão usadas nesse processo;
  • como será feita a visualização de dados e interpretação de dados, por exemplo, com o uso de ferramentas de BI, entre outras iniciativas.

Investir na infraestrutura e no uso das tecnologias certas é fundamental para que a empresa possa usufruir ao máximo do potencial dos dados disponíveis no negócio e tomar decisões informadas com mais precisão e clareza. 

Implementar a governança de dados

Além de todas essas iniciativas, a cultura orientada a dados também precisa considerar a governança de dados em sua estrutura. 

Esse é um aspecto indispensável para garantir a gestão eficiente dos dados, assegurando a integridade, segurança, precisão e consistência destes ativos na empresa.

Além disso, a governança de dados envolve um conjunto de ações e medidas que certifiquem que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações de privacidade e gestão de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Assim, ao implementar a cultura data driven, uma empresa precisa se atentar a este aspecto e considerar a criação de políticas e medidas para assegurar a governança e a gestão efetiva dos dados.

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Se você chegou até aqui, já compreendeu a relevância da cultura data driven em uma organização atual e como é possível implementá-la com eficiência em uma empresa. 

Utilizar dados não é mais um diferencial e sim um fator indispensável para garantir um sólido crescimento do negócio e sua competitividade no mercado. Empresas que investem neste tipo de iniciativa têm mais chances de sucesso.

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