Os frameworks de Product Discovery são recursos essenciais para otimizar o processo de desenvolvimento de um novo produto. Afinal, a descoberta dos problemas reais que um produto resolve não acontece de maneira aleatória.
Por trás de uma solução bem-sucedida, existem procedimentos estruturados para entregar o melhor para o mercado e os usuários do produto. É nesse sentido que os frameworks de Product Discovery desempenham um papel crucial.
Eles oferecem modelos estruturais eficientes para identificar os problemas reais do mercado e oferecer soluções para eles. Acompanhe a leitura e entenda para que servem os frameworks de Product Discovery, as principais abordagens usadas por gerentes de produto e como escolher a estrutura ideal para uma empresa.
O que é Product Discovery?
Product Discovery é o processo de identificar problemas reais do mercado, validar hipóteses, refinar ideias e encontrar soluções adequadas para resolvê-los por meio do desenvolvimento de produtos realmente úteis e eficientes.
Nessa etapa de desenvolvimento do produto, a empresa pode, efetivamente:
- avaliar os riscos envolvidos no processo de desenvolvimento;
- economizar recursos e tempo;
- validar ideias e hipóteses antes de desenvolver a solução;
- tomar decisões precisas baseadas em evidências etc.
Os profissionais utilizam diversos modelos que ajudam a estruturar as práticas de Product Discovery de acordo com as necessidades do negócio, visando o melhor aproveitamento do processo.
Para que serve e qual é a importância dos frameworks de Product Discovery?
Os frameworks de Product Discovery são usados para estruturar a etapa de descoberta e validação de hipóteses, antes do desenvolvimento de um produto.
Um dos principais desafios de Product Managers ao começar o desenvolvimento de um novo produto é conseguir identificar os problemas certos a se resolver.
Além disso, visto que essa é uma etapa ainda exploratória e com poucas definições, pode ser desafiador alinhar os objetivos de negócio às reais necessidades dos usuários, transformando-os em um produto bem-sucedido no mercado.
Nesse sentido, os frameworks de Product Discovery são ferramentas indispensáveis para:
- estruturar de maneira sólida e eficiente o desenvolvimento de um produto;
- identificar os problemas certos a serem resolvidos;
- priorizar aspectos que são realmente significativos para o negócio;
- evitar custos desnecessários;
- alinhar as equipes envolvidas no desenvolvimento do produto, trazendo clareza sobre os objetivos e metas e tornando a colaboração mais eficiente;
- tomar decisões de negócios baseadas em dados concretos e reais.
5 opções populares de frameworks de Product Discovery
Na área de design e desenvolvimento de produtos, há diversos frameworks de Product Discovery usados para otimizar as práticas de Discovery. A escolha dependerá da realidade da empresa, dos seus objetivos e das formas de operar.
Cada modelo tem suas características únicas, vantagens e etapas estruturadas que podem ser aplicadas em diferentes contextos. No entanto, todos eles têm como objetivo estruturar da forma mais eficiente o processo de Discovery.
Alguns frameworks bastante populares no contexto de produto, são:
Conheça detalhes sobre cada um deles.
Double Diamond
O método de design Double Diamond usa uma abordagem de divergência e convergência. Primeiro, busca explorar de maneira profunda problemas complexos identificados. Depois, foca nas soluções mais adequadas para os objetivos de negócio.
Ele é dividido em quatro etapas principais em um diagrama de dois diamantes, alternando entre pontos de divergência e convergência em cada um. Confira:
- descobrir (divergência): pesquisar de forma ampla, coletar insights e entender o contexto do problema;
- definir (convergência): sintetizar as descobertas feitas e definir com clareza o problema a ser resolvido;
- desenvolver (divergência): gerar ideias que potencialmente resolvem o problema definido em um processo de exploração amplo;
- entregar (convergência): filtrar as principais soluções, criar protótipos, testar e implementar aquelas validadas.
Design Sprint
Desenvolvido pela Google Ventures, o framework de Design Sprint consiste em um processo rápido e iterativo de cinco dias, que representa também as cinco etapas do método.
O objetivo do Design Sprint é testar ideias e validar hipóteses de forma rápida em um ciclo imersivo de cinco dias. Ao final do circuito, a equipe multidisciplinar deve criar um protótipo do produto e testá-lo com usuários reais para validar a ideia.
Nessa metodologia ágil, cada dia serve um propósito diferente. Assim, as etapas de Design Sprint são:
- entender: identificação de oportunidades e definição do problema a ser resolvido;
- esboçar: exploração de ideias e geração de possíveis soluções para o problema;
- decidir: seleção das ideias que têm mais potencial para resolver o problema;
- prototipar: criação do modelo do produto a ser testado pelos usuários;
- testar: teste do protótipo do produto com potenciais usuários da solução para validar a hipótese.
Lean UX Canvas
O Lean UX Canvas é outro framework muito interessante para as práticas de Discovery. Como o nome sugere, esse modelo baseia-se nos conceitos de Lean Startup e de UX, tendo como foco a rápida validação de hipóteses.
Criado por Jeff Gothelf, o Lean UX Canvas é um método centrado na experiência do usuário. Utiliza um modelo visual colaborativo para responder perguntas cruciais para validar hipóteses com rapidez.
Recentemente, o modelo foi atualizado, tornando-se The Lean Product Canvas. Essa abordagem concentra-se em etapas como:
- identificação dos problemas em que o negócio precisa focar no momento;
- resultados esperados pela empresa para a resolução dos problemas;
- quem são os usuários que merecem atenção nesse momento no desenvolvimento da solução;
- resultados esperados pelos usuários (benefícios e Jobs to Be Done);
- soluções que atendam aos requisitos de negócio e às necessidades dos usuários;
- formulação das hipóteses a serem validadas com base em todas as suposições levantadas;
- experimentação e validação das hipóteses mais fortes.
Opportunity Solution Tree
Outro framework visual, é o Opportunity Solution Tree (OST). Esse modelo é ideal para times que querem visualizar diversos cenários (problemas) e suas possíveis soluções de maneira sistemática.
Assim, é ideal para ajudar a verificar e priorizar soluções em um contexto em que há um terreno amplo de oportunidades.
As principais etapas do OST, apresentadas em um diagrama visual, são:
- resultado esperado: definição clara dos resultados esperados ou objetivos a serem alcançados com o produto, de acordo com os objetivos da empresa ou dos usuários;
- oportunidades: mapeamento das oportunidades identificadas para os resultados esperados. Essa etapa é exploratória, e visa incluir diferentes perspectivas e possíveis oportunidades para um mesmo problema;
- soluções: visa explorar possíveis soluções para cada oportunidade identificada no passo anterior, ajudando a priorizar aquelas que mais fazem sentido para os objetivos e resultados esperados;
- testes: após a priorização das possíveis soluções, pode começar o processo de experimentação. Os testes realizados vão validar ou não as soluções propostas em relação aos resultados esperados.
Jobs to Be Done (JTBD)
A abordagem do Jobs to Be Done (JTBD) tem como foco a perspectiva dos usuários sobre os problemas que eles buscam resolver com a solução, em vez de focar nas funcionalidades do produto.
Assim, leva em consideração os insights extraídos diretamente desses usuários sobre as “tarefas” (jobs) que precisam realizar para resolver essas demandas. A partir disso, pode-se criar produtos e serviços mais alinhados à essa perspectiva.
Com o framework do JTBD, o time de produto tem a oportunidade de beber diretamente da fonte – o consumidor – para orientar suas práticas e criar produtos funcionais e realmente úteis.
As principais etapas desse processo são:
- identificar as tarefas (problemas) a partir da perspectiva do usuário;
- dividir os problemas encontrados e priorizá-los com base nas necessidades identificadas;
- considerar os resultados esperados em cada “job” no processo de desenvolvimento;
- propor soluções e desenvolver protótipos para testá-las;
- coletar feedback dos próprios usuários para validar a solução.
Como escolher o framework adequado?
Como visto, existem diversos frameworks de Product Discovery que podem ser incorporados no desenvolvimento de um produto. Para escolher aquele que se alinha às necessidades um time e de um negócio, considere alguns fatores, como:
- definir objetivos claros para o processo de Discovery;
- considerar o contexto e os recursos disponíveis;
- alinhar o framework com a cultura organizacional.
Confira detalhes.
Definir objetivos claros para o processo de Discovery
Identificar os objetivos é o primeiro passo para escolher o framework ideal. Para isso, considere a complexidade do problema, o escopo e os principais desafios para alcançar os resultados.
Por exemplo, se o objetivo é validar uma hipótese com rapidez, o Lean UX Canvas ou o Design Sprint podem ser ideais para isso. Já se a empresa quer focar na experiência do usuário para entender que caminho seguir, o JTBD pode ser uma boa escolha.
Considerar o contexto e os recursos disponíveis
Cada framework tem requisitos específicos. Assim, também é fundamental pensar na complexidade de cada modelo, compreender o nível de maturidade da equipe, entender se estão alinhados ao contexto da empresa e quais os recursos disponíveis (tempo, financeiro etc.).
Por exemplo, se o time tem um timebox curto para entregar o produto, é importante considerar abordagens mais ágeis e diretas. Se o objetivo é explorar hipóteses de maneira mais profunda e complexa, modelos mais robustos são os ideais.
Alinhar o framework com a cultura organizacional
Outro aspecto importante a considerar é o alinhamento da abordagem com a cultura organizacional. Nesse processo, verifique aspectos como:
- os tipos de métodos adotados pela empresa, por exemplo, metodologias ágeis, e os melhores frameworks para esse tipo de atuação;
- se a empresa é aberta ou utiliza uma abordagem de experimentação contínua;
- qual é o nível de familiaridade da equipe com práticas colaborativas;
- qual é o nível de envolvimento dos líderes e gestores nesse processo etc.
Garantir esse alinhamento é crucial para que as práticas de Discovery sejam efetivas e tragam os resultados esperados.
Conclusão
Os frameworks de Product Discovery são modelos estruturais indispensáveis para desenvolver produtos que atendam às reais necessidades do público e obter sucesso no mercado. Agora você conhece as principais abordagens usadas por PMs e quando usá-las.
Se você é da área de Produto e quer se aprofundar nas práticas Discovery, precisa conhecer a formação em Product Discovery da PM3.
Você aprenderá detalhes de todo o processo e como aproveitá-lo para garantir o desenvolvimento efetivo de um produto e seu sucesso no mercado. Saiba mais sobre o curso de Product Discovery e matricule-se hoje mesmo!