Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

9 minutos de leitura

A metodologia Lean é uma abordagem de gestão com foco na redução de desperdícios e aumento da eficiência dos processos. Ela se origina no contexto de manufatura.

Atualmente, é utilizada em diversos contextos de negócio para gerenciar processos produtivos e aumentar a qualidade das entregas. O método é amplamente usado desde sua expansão, e neste artigo você conhecerá as principais informações sobre o tema. Acompanhe!

O que é a metodologia Lean e qual a sua origem?

A metodologia Lean é uma abordagem sistemática de gestão que tem como objetivo maximizar a eficiência, o valor e a qualidade das entregas. Tudo isso ao mesmo tempo em que reduz os desperdícios nos processos produtivos.

Ao usá-la, gestores conseguem:

  • identificar gargalos e ineficiências nos processos;
  • alinhar a comunicação entre os profissionais; 
  • aumentar a produtividade das equipes;
  • otimizar a qualidade das entregas; 
  • implementar processos de melhoria contínua; entre outros.

Inicialmente chamado de Lean Manufacture (Manufatura Enxuta), o conceito tem origem na década de 1980. Foi implementado no sistema de produção da Toyota para maximizar a qualidade da produção de veículos.

Porém, com a expansão do termo e da filosofia enxuta no geral, além das melhorias e contribuições feitas ao longo de anos por diversos estudiosos da área, a metodologia Lean passou a ser aplicada em muitos outros contextos.

Quais são os princípios do método Lean?

A metodologia Lean baseia-se em cinco princípios. São eles:

  1. valor: definir o que é valioso a partir do ponto de vista do cliente;
  2. fluxo de valor: estruturar todo o fluxo de valor e identificar no processo o que é valioso ou não para a entrega final;
  3. fluxo contínuo: determinar um fluxo contínuo de trabalho ao eliminar desperdícios e ineficiências do processo, garantindo uma dinâmica sem interrupções;
  4. produção puxada: enxugar ao máximo o processo, produzindo apenas o que precisa ser feito, quando for necessário;
  5. melhoria contínua: buscar o aperfeiçoamento do processo por meio da implementação de melhorias contínuas e da eliminação de desperdícios.

Os 7 tipos de desperdícios do Lean

A partir dos princípios do Lean, pode-se identificar, também, os tipos de desperdícios mais comuns nos processos. De acordo com a metodologia, são sete.

1. Estoque

É o excesso de estoque disponível. Ou seja, o armazenamento de produtos ou materiais para além do necessário para atender à demanda atual da empresa.

2. Superprodução

É a falta de controle na produção, que leva ao aumento nos custos, problemas de qualidade etc.

3. Tempo de espera

Quando o fluxo de trabalho está desalinhado e as operações passam por períodos de inatividade, em que nenhum valor está sendo agregado.

4. Transporte desnecessário

É o gasto de recursos ao realizar o transporte excessivo de materiais, produtos e informações, principalmente pela falta de mapeamento e alinhamento efetivo entre os departamentos da empresa.

5. Superprocessamento

É o excesso de processos dentro do sistema, com a realização de mais trabalho do que o necessário. Leva ao perfeccionismo excessivo, revisões desnecessárias e redundâncias.

6. Movimentação

Movimentações desnecessárias entre as equipes, desencadeadas pela falta de organização e estruturação eficiente de processos.

7. Defeitos

Resultado das produções que têm baixa qualidade e erros, e que não atendem às especificações, nem agregam valor ao cliente.

Quais são os tipos de Lean?

Embora tenha se originado na indústria, a abordagem Lean se expandiu e hoje pode ser aplicada em diversos contextos. Essas variações deram origem aos diferentes tipos de Lean. Confira os mais conhecidos e usados atualmente.

Lean Manufacturing

É a origem da filosofia enxuta, que é aplicada à indústria. Busca reduzir desperdícios, aumentar a eficiência operacional e qualidade dos processos produtivos industriais.

Lean Startup

Aplicada ao contexto do empreendedorismo para melhorar processos de criação de produtos e serviços e o desenvolvimento de novos negócios.

Lean Office

Visa melhorar a produtividade e a qualidade dos processos no contexto administrativo e nos escritórios. 

Lean Healthcare

Usada no contexto da saúde para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente, reduzir os tempos de espera e otimizar o uso de recursos.

Qual a importância e os benefícios do Lean para os negócios?

Com foco em alta qualidade e entrega de valor ao cliente, o método Lean pode contribuir positivamente para diversos tipos de negócio, oferecendo benefícios como:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • otimização dos fluxos de trabalho;
  • melhoria contínua na qualidade das entregas.

Saiba mais.

Redução de custos

A filosofia Lean foca em enxugar os processos eliminando desperdícios. Isso leva a uma diminuição significativa nos custos e à otimização no uso de recursos disponíveis na empresa. 

Aumento da produtividade

A metodologia também foca no alinhamento dos processos entre todos os departamentos e equipes da empresa. Tudo isso contribui para a formação de uma equipe mais produtiva e engajada.

Também para a redução de processos ineficientes no fluxo de trabalho. Afinal, as funções, processos e estratégias estão bem definidos para todos.

Otimização dos fluxos de trabalho

A filosofia tem como um de seus princípios o mapeamento do fluxo de valor. Com base nele, entende-se o que é necessário para criar um fluxo de trabalho sem interrupções e desperdícios. 

Assim, é uma excelente abordagem para tornar os processos mais enxutos e eficientes como um todo.

Melhoria contínua na qualidade das entregas

Um dos principais conceitos da metodologia é a busca pelo aperfeiçoamento das entregas. 

Isso é possível a partir da implementação da melhoria contínua, que aumenta a qualidade final dos produtos e serviços, e reduz desperdícios e defeitos no processo.

Como implementar a metodologia Lean em uma empresa?

Tendo como base os princípios da metodologia Lean, a implementação do método pode ser feita por qualquer tipo de negócio, adaptando-se à realidade de cada empresa.

Nesse sentido, é preciso considerar alguns aspectos e etapas para a aplicação eficaz da filosofia Lean, como:

  • planejamento e preparação;
  • mapeamento do fluxo de valor;
  • aplicação de melhorias;
  • monitoramento e melhoria contínua.

Conheça mais detalhes.

Planejamento e preparação

A aplicação do método Lean é feita de maneira sistemática e contínua. Por isso, exige um planejamento e uma preparação adequada em toda a empresa.

Esse processo inclui definir as metas da empresa e analisar aspectos do desempenho atual do negócio. Isso pode ser feito por meio da Análise SWOT, que identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças presentes na organização.

Além disso, desde essa etapa, é preciso pensar na capacitação dos profissionais que estarão envolvidos nesse processo. Principalmente porque a adaptação às mudanças pode ser um desafio na aplicação da metodologia Lean. 

Por isso, é necessário considerar quem participará do processo e como engajá-los e treiná-los para uma maior efetividade da metodologia.

Mapeamento do fluxo de valor

Outra etapa importante é o mapeamento do fluxo de valor. Esse processo tem como objetivo visualizar e analisar os processos atuais para identificar o que gera valor ou não para o cliente. 

Além disso, a partir desse mapeamento, pode-se detectar oportunidades de melhorias nos processos. Elas servirão para a próxima etapa da implementação da metodologia.

Ferramentas muito úteis nesse processo são o VSM (Mapeamento do Fluxo de Valor), o Diagrama de Ishikawa e a ferramenta 5 Porquês. Elas ajudam a mapear processos, identificar gargalos e ineficiências e chegar às causas-raízes desses problemas.

Aplicação de melhorias

Ainda no processo de “limpeza da casa”, essa fase tem relação com o que foi encontrado na etapa anterior. Utiliza o mapeamento feito para aplicar melhorias imediatas nos processos.

O objetivo é eliminar os desperdícios e ineficiências dos processos e torná-los mais enxutos e otimizados para aumentar a qualidade das entregas.

Ferramentas muito usadas nessa etapa são: 

  • Kanban: usada para visualização e gerenciamento dos fluxos de trabalho; 
  • 5S: também ajuda a organizar e aprimorar os fluxos de trabalho, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade das equipes e dos processos.
  • Poka Yoke: usada para detectar, resolver e prevenir erros nos processos produtivos e aumentar a qualidade final das entregas.

Monitoramento e melhoria contínua

Outra etapa importante para manter a eficiência da metodologia Lean em um negócio é o monitoramento e melhoria contínua.

A filosofia enxuta é sistemática e de longo prazo. Seu funcionamento eficaz depende também do acompanhamento contínuo de métricas e indicadores de desempenho das iniciativas feitas na empresa. 

Por isso, é indispensável definir essas métricas, acompanhá-las em revisões e auditorias periódicas, e alinhá-las às metas de negócio estabelecidas no começo do processo.

Acompanhar esses dados possibilita não só o aprimoramento do método na organização, como também a expansão para outros setores da empresa. 

Lembrando que isso deve ser feito de maneira gradual e sempre visando a melhoria contínua e os princípios do Lean, até que a metodologia seja inserida naturalmente na cultura da organização.

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A metodologia Lean é altamente difundida em diversos setores do mercado, ajudando na gestão efetiva e no aumento da eficiência e da qualidade dos processos de diversas organizações.

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