A metodologia Lean é uma abordagem de gestão com foco na redução de desperdícios e aumento da eficiência dos processos. Ela se origina no contexto de manufatura.
Atualmente, é utilizada em diversos contextos de negócio para gerenciar processos produtivos e aumentar a qualidade das entregas. O método é amplamente usado desde sua expansão, e neste artigo você conhecerá as principais informações sobre o tema. Acompanhe!
O que é a metodologia Lean e qual a sua origem?
A metodologia Lean é uma abordagem sistemática de gestão que tem como objetivo maximizar a eficiência, o valor e a qualidade das entregas. Tudo isso ao mesmo tempo em que reduz os desperdícios nos processos produtivos.
Ao usá-la, gestores conseguem:
- identificar gargalos e ineficiências nos processos;
- alinhar a comunicação entre os profissionais;
- aumentar a produtividade das equipes;
- otimizar a qualidade das entregas;
- implementar processos de melhoria contínua; entre outros.
Inicialmente chamado de Lean Manufacture (Manufatura Enxuta), o conceito tem origem na década de 1980. Foi implementado no sistema de produção da Toyota para maximizar a qualidade da produção de veículos.
Porém, com a expansão do termo e da filosofia enxuta no geral, além das melhorias e contribuições feitas ao longo de anos por diversos estudiosos da área, a metodologia Lean passou a ser aplicada em muitos outros contextos.
Quais são os princípios do método Lean?
A metodologia Lean baseia-se em cinco princípios. São eles:
- valor: definir o que é valioso a partir do ponto de vista do cliente;
- fluxo de valor: estruturar todo o fluxo de valor e identificar no processo o que é valioso ou não para a entrega final;
- fluxo contínuo: determinar um fluxo contínuo de trabalho ao eliminar desperdícios e ineficiências do processo, garantindo uma dinâmica sem interrupções;
- produção puxada: enxugar ao máximo o processo, produzindo apenas o que precisa ser feito, quando for necessário;
- melhoria contínua: buscar o aperfeiçoamento do processo por meio da implementação de melhorias contínuas e da eliminação de desperdícios.
Os 7 tipos de desperdícios do Lean
A partir dos princípios do Lean, pode-se identificar, também, os tipos de desperdícios mais comuns nos processos. De acordo com a metodologia, são sete.
1. Estoque
É o excesso de estoque disponível. Ou seja, o armazenamento de produtos ou materiais para além do necessário para atender à demanda atual da empresa.
2. Superprodução
É a falta de controle na produção, que leva ao aumento nos custos, problemas de qualidade etc.
3. Tempo de espera
Quando o fluxo de trabalho está desalinhado e as operações passam por períodos de inatividade, em que nenhum valor está sendo agregado.
4. Transporte desnecessário
É o gasto de recursos ao realizar o transporte excessivo de materiais, produtos e informações, principalmente pela falta de mapeamento e alinhamento efetivo entre os departamentos da empresa.
5. Superprocessamento
É o excesso de processos dentro do sistema, com a realização de mais trabalho do que o necessário. Leva ao perfeccionismo excessivo, revisões desnecessárias e redundâncias.
6. Movimentação
Movimentações desnecessárias entre as equipes, desencadeadas pela falta de organização e estruturação eficiente de processos.
7. Defeitos
Resultado das produções que têm baixa qualidade e erros, e que não atendem às especificações, nem agregam valor ao cliente.
Quais são os tipos de Lean?
Embora tenha se originado na indústria, a abordagem Lean se expandiu e hoje pode ser aplicada em diversos contextos. Essas variações deram origem aos diferentes tipos de Lean. Confira os mais conhecidos e usados atualmente.
Lean Manufacturing
É a origem da filosofia enxuta, que é aplicada à indústria. Busca reduzir desperdícios, aumentar a eficiência operacional e qualidade dos processos produtivos industriais.
Lean Startup
Aplicada ao contexto do empreendedorismo para melhorar processos de criação de produtos e serviços e o desenvolvimento de novos negócios.
Lean Office
Visa melhorar a produtividade e a qualidade dos processos no contexto administrativo e nos escritórios.
Lean Healthcare
Usada no contexto da saúde para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente, reduzir os tempos de espera e otimizar o uso de recursos.
Qual a importância e os benefícios do Lean para os negócios?
Com foco em alta qualidade e entrega de valor ao cliente, o método Lean pode contribuir positivamente para diversos tipos de negócio, oferecendo benefícios como:
- redução de custos;
- aumento da produtividade;
- otimização dos fluxos de trabalho;
- melhoria contínua na qualidade das entregas.
Saiba mais.
Redução de custos
A filosofia Lean foca em enxugar os processos eliminando desperdícios. Isso leva a uma diminuição significativa nos custos e à otimização no uso de recursos disponíveis na empresa.
Aumento da produtividade
A metodologia também foca no alinhamento dos processos entre todos os departamentos e equipes da empresa. Tudo isso contribui para a formação de uma equipe mais produtiva e engajada.
Também para a redução de processos ineficientes no fluxo de trabalho. Afinal, as funções, processos e estratégias estão bem definidos para todos.
Otimização dos fluxos de trabalho
A filosofia tem como um de seus princípios o mapeamento do fluxo de valor. Com base nele, entende-se o que é necessário para criar um fluxo de trabalho sem interrupções e desperdícios.
Assim, é uma excelente abordagem para tornar os processos mais enxutos e eficientes como um todo.
Melhoria contínua na qualidade das entregas
Um dos principais conceitos da metodologia é a busca pelo aperfeiçoamento das entregas.
Isso é possível a partir da implementação da melhoria contínua, que aumenta a qualidade final dos produtos e serviços, e reduz desperdícios e defeitos no processo.
Como implementar a metodologia Lean em uma empresa?
Tendo como base os princípios da metodologia Lean, a implementação do método pode ser feita por qualquer tipo de negócio, adaptando-se à realidade de cada empresa.
Nesse sentido, é preciso considerar alguns aspectos e etapas para a aplicação eficaz da filosofia Lean, como:
- planejamento e preparação;
- mapeamento do fluxo de valor;
- aplicação de melhorias;
- monitoramento e melhoria contínua.
Conheça mais detalhes.
Planejamento e preparação
A aplicação do método Lean é feita de maneira sistemática e contínua. Por isso, exige um planejamento e uma preparação adequada em toda a empresa.
Esse processo inclui definir as metas da empresa e analisar aspectos do desempenho atual do negócio. Isso pode ser feito por meio da Análise SWOT, que identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças presentes na organização.
Além disso, desde essa etapa, é preciso pensar na capacitação dos profissionais que estarão envolvidos nesse processo. Principalmente porque a adaptação às mudanças pode ser um desafio na aplicação da metodologia Lean.
Por isso, é necessário considerar quem participará do processo e como engajá-los e treiná-los para uma maior efetividade da metodologia.
Mapeamento do fluxo de valor
Outra etapa importante é o mapeamento do fluxo de valor. Esse processo tem como objetivo visualizar e analisar os processos atuais para identificar o que gera valor ou não para o cliente.
Além disso, a partir desse mapeamento, pode-se detectar oportunidades de melhorias nos processos. Elas servirão para a próxima etapa da implementação da metodologia.
Ferramentas muito úteis nesse processo são o VSM (Mapeamento do Fluxo de Valor), o Diagrama de Ishikawa e a ferramenta 5 Porquês. Elas ajudam a mapear processos, identificar gargalos e ineficiências e chegar às causas-raízes desses problemas.
Aplicação de melhorias
Ainda no processo de “limpeza da casa”, essa fase tem relação com o que foi encontrado na etapa anterior. Utiliza o mapeamento feito para aplicar melhorias imediatas nos processos.
O objetivo é eliminar os desperdícios e ineficiências dos processos e torná-los mais enxutos e otimizados para aumentar a qualidade das entregas.
Ferramentas muito usadas nessa etapa são:
- Kanban: usada para visualização e gerenciamento dos fluxos de trabalho;
- 5S: também ajuda a organizar e aprimorar os fluxos de trabalho, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade das equipes e dos processos.
- Poka Yoke: usada para detectar, resolver e prevenir erros nos processos produtivos e aumentar a qualidade final das entregas.
Monitoramento e melhoria contínua
Outra etapa importante para manter a eficiência da metodologia Lean em um negócio é o monitoramento e melhoria contínua.
A filosofia enxuta é sistemática e de longo prazo. Seu funcionamento eficaz depende também do acompanhamento contínuo de métricas e indicadores de desempenho das iniciativas feitas na empresa.
Por isso, é indispensável definir essas métricas, acompanhá-las em revisões e auditorias periódicas, e alinhá-las às metas de negócio estabelecidas no começo do processo.
Acompanhar esses dados possibilita não só o aprimoramento do método na organização, como também a expansão para outros setores da empresa.
Lembrando que isso deve ser feito de maneira gradual e sempre visando a melhoria contínua e os princípios do Lean, até que a metodologia seja inserida naturalmente na cultura da organização.
Descubra as melhores metodologias de gestão de negócios com a PM3
A metodologia Lean é altamente difundida em diversos setores do mercado, ajudando na gestão efetiva e no aumento da eficiência e da qualidade dos processos de diversas organizações.
Se você se interessa pela gestão de negócios e gostaria de se aprofundar nessa e em outras metodologias, precisa conhecer a PM3 Sprints sobre Negócios.
São diversos cursos sobre o tema, ajudando profissionais a alavancarem suas carreiras em negócios e obterem conhecimento sobre inteligência de mercado e estratégias para se destacar. Descubra a PM3 Sprints sobre Negócios e matricule-se!