O que faz um Product Marketing Manager e como começar na área
Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

9 minutos de leitura

Não é novidade que a área de Product Marketing tem recebido destaque no contexto de Produto nos últimos anos. Mas o que de fato faz um Product Marketing Manager (PMM)?

Apesar do aumento no reconhecimento dessa área como parte importante de um time de produto, as atribuições desse cargo ainda não são tão claras para muitas empresas. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer o que faz um Product Marketing Manager e direcionar profissionais que queiram ingressar nessa carreira com as principais informações sobre a área. Acompanhe!

O que é Marketing de Produto?

O Marketing de Produto, ou Product Marketing visa alinhar setores do negócio, como as áreas de vendas, marketing, desenvolvimento de produto e Customer Success (CS). Seu objetivo é levar um produto ao mercado e garantir que as necessidades dos usuários sejam atendidas nesse processo.

Assim, é um segmento crucial para conectar as necessidades do mercado ao desenvolvimento efetivo do produto, assegurando uma comunicação efetiva, um bom posicionamento do produto e seu sucesso contínuo no mercado.

O que faz um Product Marketing Manager (PMM)?

A posição de Product Marketing Manager é responsável por gerenciar toda a estratégia de marketing do produto, objetivando um lançamento e uma promoção de sucesso. Esse processo envolve: 

  • fazer pesquisas de mercado e de clientes;
  • definir a proposta de valor e o posicionamento da marca no mercado;
  • desenvolver a mensagem da marca;
  • criar a estratégia de lançamento (go-to-market) do produto;
  • criar estratégias para reter e engajar usuários e garantir o sucesso contínuo do produto;
  • treinar times de vendas sobre as estratégias de comunicação do produto;
  • acompanhar métricas e analisar os resultados da estratégia etc.

Essa é uma posição estratégica e analítica, que atua em todo o lifecycle do produto de maneira multidisciplinar com outros times. Dessa forma, é indispensável para o alinhamento adequado entre as necessidades dos usuários e o que produto entrega ao mercado. 

De acordo com o Panorama do Mercado de Produto 2024-2025 realizado pela PM3, os cargos na área de PMM estão se fortalecendo cada vez mais em empresas que já contam com profissionais desse segmento. 

Os dados mostram que a presença da função em empresas com mais de 10 profissionais de Marketing de Produto mais do que triplicou, indo de 3% para 10% em relação ao último Panorama.

Isso demonstra uma certa maturidade em relação a essa posição, que até alguns anos atrás não era tão clara na maioria das organizações, além de um potencial para usufruir cada vez mais dessa função estratégica nas empresas.

Diferenças entre Product Manager e Product Marketing Manager

Por atuarem em posições estratégicas, as funções de Product Manager (PM) e Product Marketing Manager (PMM) geralmente causam confusão. Entretanto, apesar de colaborarem diretamente, cada cargo possui diferentes atribuições e responsabilidades.

O PM trabalha no desenvolvimento direto do produto, gerenciando e definindo aspectos como visão, estratégia e roadmap do produto

Isso significa que esse profissional atua desde a concepção da ideia até o lançamento do produto, trabalhando diretamente com desenvolvedores, designers e outros profissionais para garantir o pleno desenvolvimento da solução. 

Ele assegura a efetividade do desenvolvimento a nível de funcionalidade, atendimento às necessidades dos usuários e alcance dos objetivos do negócio.

o PMM direciona seu foco para a promoção e comercialização do produto no mercado, respondendo perguntas como “por que” e “para quem” a solução será vendida. 

Assim, ele busca definir estratégias de go-to-market, estabelecer o posicionamento do produto no mercado, além de criar a mensagem e as peças de comunicação da solução. 

Ele também capacita os times internos sobre a melhor estratégia de promoção desse produto, garantindo que alcance seu público-alvo ideal.

Em outras palavras, são papéis fundamentais que atuam lado a lado para garantir que o produto seja encontrado pelos usuários certos e que estes obtenham uma experiência positiva com a solução.

Qual é o salário de um PMM?

O salário de um Product Marketing Manager pode variar, dependendo de vários fatores como empresa, funções, nível de experiência, localização da organização, entre outros.

De acordo com o Glassdoor, a faixa salarial para a função de PMM no Brasil em 2024 é entre R$ 8.000 e R$ 16.000, sendo a média mensal de R$ 12.000.

Esses valores são bastante atraentes para profissionais que querem ingressar na área de Marketing de Produto, oferecendo boas oportunidades de crescimento e remuneração.

Principais habilidades de um PMM

Para exercer suas atribuições com responsabilidade e eficiência, algumas habilidades são indispensáveis para um Product Marketing Manager. Entre elas:

  • gerenciamento de produtos;
  • gestão de projetos;
  • comunicação efetiva;
  • pensamento analítico;
  • conhecimento em estratégias de marketing;
  • habilidades com ferramentas de análise de dados etc.

Conheça os detalhes!

Gerenciamento de produtos

Ter conhecimentos em gestão de produtos e entender como funciona a estrutura de trabalho de um PM é indispensável para atuar como PMM.

Isso trará clareza das atribuições e permitirá uma atuação interdisciplinar efetiva entre essas duas posições estratégicas.

Gestão de projetos

O PMM é um profissional de gestão. Assim, ter capacidade de gerenciar projetos também é fundamental para garantir a criação de estratégias de marketing e lançamento de produto efetivas.

Esse profissional precisa saber lidar com prazos, gerenciar recursos, coordenar os times envolvidos no desenvolvimento do produto e comunicar-se com as partes interessadas de maneira clara e estratégica.

Comunicação efetiva

O PMM é um elo que conecta times de desenvolvimento, vendas, CS e marketing. Portanto, saber comunicar-se de maneira eficaz e consistente é fundamental. 

Uma comunicação efetiva assegurará um alinhamento geral na comunicação multidisciplinar, principalmente porque esse profissional estará em constante colaboração com os outros times e com as partes interessadas.

Pensamento analítico

Além de estratégico, o PMM é um profissional analítico e criativo. Por isso, é indispensável que ele saiba analisar as demandas que se apresentam no dia a dia e resolver os problemas de maneira eficaz e coerente com a estratégia de produto.

Conhecimento em estratégias de marketing

Sendo um profissional, antes de tudo, de marketing, o PMM precisa dominar as diferentes estratégias de marketing. 

Isso envolve saber aplicar estratégias de go-to-market, desenvolver peças de comunicação para diferentes canais, conhecer técnicas de storytelling, definir o posicionamento e a mensagem do produto, entre outros.

Habilidades com análise de dados

Ao exercer uma função estratégica e analítica, ter conhecimentos sobre ferramentas e processos de análises de dados é indispensável. 

Isso envolve acompanhar as métricas e KPIs de produto e de marketing para ajustar a estratégia e embasar as decisões de negócio relacionadas ao produto. 

Como começar na área de Product Marketing Management?

Agora você já sabe o que faz um Product Marketing Manager, algumas habilidades requeridas desse profissional e as principais diferenças com a área de Product Management. 

Se essa área te interessa e você planeja iniciar uma carreira como PMM, aqui vão algumas dicas essenciais neste processo:

  • tenha domínio das estratégias de marketing;
  • adquira conhecimentos sobre a área gestão de produto;
  • obtenha experiência prática na área;
  • faça uma formação em Product Marketing.

Confira mais detalhes!

Tenha domínio das estratégias de marketing

Sendo um profissional de marketing, ter domínio das principais ferramentas, estratégias e processos de marketing é fundamental para uma carreira como PMM.

Esse profissional estratégico precisa conhecer técnicas como:

  • pesquisa de usuários;
  • análise competitiva de mercado;
  • estratégias de lançamento;
  • definição de posicionamento;
  • branding;
  • naming;
  • marketing de conteúdo;
  • inbound marketing;
  • growth;
  • definição de público-alvo e persona;
  • técnicas de storytelling, entre outros.

Adquira conhecimentos sobre Gestão de Produto

Para além do domínio das estratégias de marketing, conhecer a área e os processos de Product Management também é fundamental para atuar como Gerente de Marketing de Produto.

Começar com essa base sólida de conhecimentos dos processos envolvidos na criação de um produto tornará sua atuação muito mais valiosa e completa.

Assim, vale a pena se especializar nesse segmento ou ao menos adquirir uma base de conhecimentos para atuar com mais eficiência e precisão.

Obtenha experiência prática na área

A melhor maneira de aprimorar suas habilidades é por meio da experiência prática. Assim, busque oportunidades de aprendizado prático iniciais, como estágios na área ou posições com menor nível de experiência.

Além disso, invista em projetos pessoais ou trabalhos pontuais (como freelancer) para ganhar experiência na área e futuramente buscar oportunidades mais sólidas.

Faça uma formação em Product Marketing

Por fim, a melhor forma de iniciar uma carreira como PMM é investir em uma formação ou curso completo em Product Marketing.

Por meio de uma especialização na área, você poderá se aprofundar nos fundamentos e na atuação prática desse profissional em um time de produto

Além disso, estará em contato com temáticas sobre o segmento de Marketing de Produto e todo lifecycle de um produto no mercado – desde a criação de estratégias até o seu lançamento.

A PM3 oferece o primeiro curso de Product Marketing do Brasil, ministrado por alguns dos mais renomados profissionais da área no cenário nacional. 

Agora que você já sabe o que faz um Product Marketing Manager, chegou a hora de investir na sua carreira como PMM e desenvolver as habilidades necessárias para atuar neste mercado promissor. Conheça mais sobre o curso de Product Marketing da PM3!