No nosso último Product Camp, Camila Hakim e Daiany Corrêa fizeram uma provocação muito relevante no Aquário do Itaú: Product Managers são ótimos em planejar produtos, mas não carreiras. O problema disso é que, se a pessoa de Produto não decidir, alguém vai decidir por ela, e o caminho pode não ser aquele que se deseja.
É a partir disso que Camila e Daiany trazem alguns paralelos entre gestão de produtos e gestão de carreira. A dupla incentiva que alguns frameworks sejam aplicados à sua vida — e não somente ao contexto do negócio.
Product Discovery de carreira
Assim como os PMs fazem Product Discovery, o primeiro passo é aplicar Product Discovery na sua carreira. Afinal, a melhor forma de montar um plano estruturado é através da clareza de onde você está e onde quer chegar. Para isso, você poderá utilizar algumas perguntas-chave, para gerar autoconsciência e autoconhecimento. Por exemplo:
- Avalie quais experiências na sua carreira foram boas. E quais não foram?
- Seus objetivos estão sendo atingidos?
- Quais características você quer desenvolver? E quais habilidades?
- Quais são os seus objetivos profissionais?
- Quais são suas referências na área?
- Como você se imagina daqui a 10 anos?
Frameworks que podem guiar essa reflexão
Framework #1: Timeline
Criar uma linha do tempo (timeline) para separar sua história da história da empresa onde você trabalha. Mapeie:
- Grandes momentos e transformações que marcaram sua carreira;
- Evoluções decisivas – como avanços de papéis táticos para estratégicos ou liderança;
- Investimentos pessoais, como graduações ou certificações, que são as “features” da sua carreira.
Framework #2: “As is” e “to be”
Outro framework que apoia é o “as is” e “to be”, que se pauta em um diagnóstico da carreira. Algumas perguntas que podem ajudar:
“As is”
- Como está a sua carreira hoje?
- O que é esperado pela sua liderança no seu papel atual?
- Quais são as suas habilidades atuais?
“To be”
- Como deveria ser a sua carreira?
- O que se espera do cargo que você deseja ocupar?
- Quais deveriam ser as suas habilidades?
- O que você já faz, similar o escopo deste cargo? O que você ainda não faz?
Junto desse framework, podemos utilizar o próximo, que auxilia a mapear justamente as habilidades e comparar com benchmarks do mercado.
#3: Mapa de skills
Este framework também é conhecido como mapa de habilidades ou competency model. Independentemente da referência utilizada, seu objetivo é o mesmo: apoiar a pessoa de Produto no mapeamento de seus pontos fortes e de melhoria.
A referência utilizada, do Ravi Mehta, divide o trabalho do Product Manager em 4 dimensões:
- Execução de produto: composto por especificação de feature, Product Delivery e Garantia de Qualidade (QA);
- Insight de clientes: composto por fluência em Dados, Voice of Customer, e User Experience Design (UX);
- Influenciar pessoas: composto por Managing Up, liderança de time e gestão de stakeholders;
- Estratégia de produto: composto por impacto estratégico, visão de produto & roadmap, e domínio de resultados de negócio (Business Outcome Ownership).
Camila e Daiany sugerem intencionalidade e proatividade da pessoa de Produto, sem esperar que o mapa venha da sua liderança.
#4: Benchmarks
Outro framework sugerido são benchmarks — mas com cuidado, especialmente porque isso pode gerar insegurança. O ideal é se comparar com pessoas que estão em posições semelhantes a sua. Então, se você for Product Ops, se compare com pessoas da mesma área, não Product Managers ou Product Designers.
Roadmap da carreira
Após finalizar seu Product Discovery, já com um diagnóstico claro, é a hora de fazer o roadmap da sua carreira e planejar ações para evolução profissional. Alguns exemplos de objetivos:
- Curto prazo: maior engajamento e visibilidade com stakeholders;
- Médio prazo: ser promovida e/ou evoluir em dados;
- Longo prazo: assumir liderança de Produto.
Cada um dos objetivos devem possuir métricas de sucesso e planos de ação. A recomendação de Daiany é ter esses pontos escritos e visuais a fim de guiar suas decisões de carreira. Por sua vez, Camila sugere documentar diariamente algo relacionado ao seu progresso, a fim de medir melhorias ao longo do tempo.
Delivery
Assim como em Produto, não basta só planejar sem executar, pois nossa carreira também tem Product Delivery. Ou seja, é importante estar pronto para cenários inesperados, os “top downs” da vida, que podem ser:
- Layoffs;
- Reorganizações de time;
- Crises de mercado;
- Turnover de time;
- Problemas de saúde.
Para se prevenir e conseguir executar da melhor forma seu roadmap de carreira, Camila e Daiany recomendam:
- Investir em áreas que não são sua principal fortaleza, mas que são necessárias para seu crescimento. Daiany cita um exemplo pessoal: dados não eram um ponto forte, então ela focou em melhorar o suficiente para não ser uma barreira de evolução.
- Comunicar suas intenções de forma clara: deixe sua liderança saber que você quer crescer ou evoluir em determinada área.
- Manter vivo seu networking, fazendo agora para colher no futuro, sem esperar que algo aconteça para você ter que pedir algo para sua rede. Camila compartilha sobre a importância de conversar com pessoas recorrentemente e fomentar trocas.
- Manter redes sociais ativas e currículo atualizado: compartilhe aprendizados e conquistas nas redes sociais ou em eventos, mas de forma autêntica e alinhada com seus valores. Daiany cita que as empresas promovem pessoas que têm mais risco de sair, não aquelas que ficam estagnadas.
- Ter uma reserva de emergência, se depender do cargo de uma empresa que pode estar atrapalhando sua carreira.
Iteração
Framework #5: Retrospectiva recorrente
Da mesma forma que fazemos retrospectivas a cada sprint para entender pontos fortes e de melhoria, também é uma boa prática executar isso e verificar o avanço do seu roadmap de carreira. Sugestões das experts:
- Repetir a retrospectiva de acordo com a janela que você achar melhor. Uma sugestão é anual;
- Comparar você com você mesma (2023 x 2024 e 2024 x 2025);
- Tomar autoconsciência do que foi bom e do que foi ruim;
- Verificar se seus objetivos estão sendo atingidos;
- Mapear histórias, conquistas, cases de sucesso e resultados.
Marketing pessoal
A carreira é como um produto: precisa de visibilidade. Não adianta ter ótimos resultados se ninguém souber deles. Camila e Daiany recomendam a divulgação de conquistas em canais internos e externos. Isso deixa você mais atrativo para o mercado.
Hora de decisão ou negociação
Assim como teremos “top downs” da vida, teremos momentos de bifurcação, de decisão ou de negociação. Por exemplo, mudanças de:
- Empresa;
- Time;
- Área;
- Papel.
Por isso, Camila e Daiany orientam fazer uma análise racional, comparando opções:
- Seus valores;
- O que é inegociável;
- Estilo de vida;
- Financeiro;
- Oportunidade de crescer;
- O que você ganha;
- O que você perde;
- Te aproxima do objetivo?
Sobre a Redatora
Especialista em Growth e Gestão de Produtos, Bianca é integrante da comunidade PM3 e Growth Product Manager na RD Station. Apaixonada por impacto socioambiental, conecta inovação e estratégia para construir soluções que geram valor e transformação.