Por que fazer um roadmap de carreira?
Bianca Sonnewend

Bianca Sonnewend

7 minutos de leitura

No nosso último Product Camp, Camila Hakim e Daiany Corrêa fizeram uma provocação muito relevante no Aquário do Itaú: Product Managers são ótimos em planejar produtos, mas não carreiras. O problema disso é que, se a pessoa de Produto não decidir, alguém vai decidir por ela, e o caminho pode não ser aquele que se deseja.

É a partir disso que Camila e Daiany trazem alguns paralelos entre gestão de produtos e gestão de carreira. A dupla incentiva que alguns frameworks sejam aplicados à sua vida — e não somente ao contexto do negócio.

Product Discovery de carreira

Assim como os PMs fazem Product Discovery, o primeiro passo é aplicar Product Discovery na sua carreira. Afinal, a melhor forma de montar um plano estruturado é através da clareza de onde você está e onde quer chegar. Para isso, você poderá utilizar algumas perguntas-chave, para gerar autoconsciência e autoconhecimento. Por exemplo:

  • Avalie quais experiências na sua carreira foram boas. E quais não foram?
  • Seus objetivos estão sendo atingidos?
  • Quais características você quer desenvolver? E quais habilidades?
  • Quais são os seus objetivos profissionais?
  • Quais são suas referências na área?
  • Como você se imagina daqui a 10 anos?

Frameworks que podem guiar essa reflexão

Framework #1: Timeline

Criar uma linha do tempo (timeline) para separar sua história da história da empresa onde você trabalha. Mapeie: 

  • Grandes momentos e transformações que marcaram sua carreira;
  • Evoluções decisivas – como avanços de papéis táticos para estratégicos ou liderança;
  • Investimentos pessoais, como graduações ou certificações, que são as “features” da sua carreira.

Framework #2: “As is” e “to be”

Outro framework que apoia é o “as is” e “to be”, que se pauta em um diagnóstico da carreira. Algumas perguntas que podem ajudar:

“As is”

  • Como está a sua carreira hoje?
  • O que é esperado pela sua liderança no seu papel atual?
  • Quais são as suas habilidades atuais?

“To be”

  • Como deveria ser a sua carreira?
  • O que se espera do cargo que você deseja ocupar?
  • Quais deveriam ser as suas habilidades?
  • O que você já faz, similar o escopo deste cargo? O que você ainda não faz?

Junto desse framework, podemos utilizar o próximo, que auxilia a mapear justamente as habilidades e comparar com benchmarks do mercado.

#3: Mapa de skills

Este framework também é conhecido como mapa de habilidades ou competency model. Independentemente da referência utilizada, seu objetivo é o mesmo: apoiar a pessoa de Produto no mapeamento de seus pontos fortes e de melhoria.

A referência utilizada, do Ravi Mehta, divide o trabalho do Product Manager em 4 dimensões: 

  • Execução de produto: composto por especificação de feature, Product Delivery e Garantia de Qualidade (QA);
  • Insight de clientes: composto por fluência em Dados, Voice of Customer, e User Experience Design (UX);
  • Influenciar pessoas: composto por Managing Up, liderança de time e gestão de stakeholders;
  • Estratégia de produto: composto por impacto estratégico, visão de produto & roadmap, e domínio de resultados de negócio (Business Outcome Ownership).

Camila e Daiany sugerem intencionalidade e proatividade da pessoa de Produto, sem esperar que o mapa venha da sua liderança.

#4: Benchmarks

Outro framework sugerido são benchmarks — mas com cuidado, especialmente porque isso pode gerar insegurança. O ideal é se comparar com pessoas que estão em posições semelhantes a sua. Então, se você for Product Ops, se compare com pessoas da mesma área, não Product Managers ou Product Designers.

Roadmap da carreira

Após finalizar seu Product Discovery, já com um diagnóstico claro, é a hora de fazer o roadmap da sua carreira e planejar ações para evolução profissional. Alguns exemplos de objetivos: 

  • Curto prazo: maior engajamento e visibilidade com stakeholders;
  • Médio prazo: ser promovida e/ou evoluir em dados;
  • Longo prazo: assumir liderança de Produto.

Cada um dos objetivos devem possuir métricas de sucesso e planos de ação. A recomendação de Daiany é ter esses pontos escritos e visuais a fim de guiar suas decisões de carreira. Por sua vez, Camila sugere documentar diariamente algo relacionado ao seu progresso, a fim de medir melhorias ao longo do tempo.

Delivery

Assim como em Produto, não basta só planejar sem executar, pois nossa carreira também tem Product Delivery. Ou seja, é importante estar pronto para cenários inesperados, os “top downs” da vida, que podem ser:

  • Layoffs;
  • Reorganizações de time;
  • Crises de mercado;
  • Turnover de time;
  • Problemas de saúde.

Para se prevenir e conseguir executar da melhor forma seu roadmap de carreira, Camila e Daiany recomendam:

  • Investir em áreas que não são sua principal fortaleza, mas que são necessárias para seu crescimento. Daiany cita um exemplo pessoal: dados não eram um ponto forte, então ela focou em melhorar o suficiente para não ser uma barreira de evolução.
  • Comunicar suas intenções de forma clara: deixe sua liderança saber que você quer crescer ou evoluir em determinada área.
  • Manter vivo seu networking, fazendo agora para colher no futuro, sem esperar que algo aconteça para você ter que pedir algo para sua rede. Camila compartilha sobre a importância de conversar com pessoas recorrentemente e fomentar trocas.
  • Manter redes sociais ativas e currículo atualizado: compartilhe aprendizados e conquistas nas redes sociais ou em eventos, mas de forma autêntica e alinhada com seus valores. Daiany cita que as empresas promovem pessoas que têm mais risco de sair, não aquelas que ficam estagnadas.
  • Ter uma reserva de emergência, se depender do cargo de uma empresa que pode estar atrapalhando sua carreira.

Iteração

Framework #5: Retrospectiva recorrente

Da mesma forma que fazemos retrospectivas a cada sprint para entender pontos fortes e de melhoria, também é uma boa prática executar isso e verificar o avanço do seu roadmap de carreira. Sugestões das experts:

  • Repetir a retrospectiva de acordo com a janela que você achar melhor. Uma sugestão é anual;
  • Comparar você com você mesma (2023 x 2024 e 2024 x 2025);
  • Tomar autoconsciência do que foi bom e do que foi ruim;
  • Verificar se seus objetivos estão sendo atingidos;
  • Mapear histórias, conquistas, cases de sucesso e resultados.
Marketing pessoal

A carreira é como um produto: precisa de visibilidade. Não adianta ter ótimos resultados se ninguém souber deles. Camila e Daiany recomendam a divulgação de conquistas em canais internos e externos. Isso deixa você mais atrativo para o mercado.

Hora de decisão ou negociação

Assim como teremos “top downs” da vida, teremos momentos de bifurcação, de decisão ou de negociação. Por exemplo, mudanças de:

  • Empresa;
  • Time;
  • Área;
  • Papel.

Por isso, Camila e Daiany orientam fazer uma análise racional, comparando opções:

  • Seus valores; 
  • O que é inegociável; 
  • Estilo de vida; 
  • Financeiro; 
  • Oportunidade de crescer; 
  • O que você ganha; 
  • O que você perde; 
  • Te aproxima do objetivo?

Sobre a Redatora

Especialista em Growth e Gestão de Produtos, Bianca é integrante da comunidade PM3 e Growth Product Manager na RD Station. Apaixonada por impacto socioambiental, conecta inovação e estratégia para construir soluções que geram valor e transformação.