O Go-to-market (GTM) é uma estratégia de lançamento de produto, ou seja, um processo necessário para lançar o seu produto ou serviço em um determinado mercado, com o objetivo de:
Para isso, o Go-to-market abrange elementos como market share, efetividade das vendas, comportamento do consumidor, posicionamento e atuação em canais digitais.
Essa estratégia permite analisar resultados para definir as melhores ações de marketing, vendas e produto.
Para adotar o Go-to-market no seu negócio, você precisa conhecer o seu segmento, definir uma proposta de valor e ter metas e métricas claras.
É interessante definir alguns OKRs (Objectives and Key Results) para a sua estratégia de mercado. Isso significa estabelecer um grande objetivo e quebrá-lo em outros menores. Uma dica é adotar a metodologia SMART para as suas metas, que devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Para acompanhar o desempenho das suas metas, defina alguns KPIs (Key Performance Indicators), que funcionam como as métricas mais importantes do seu negócio.
Além disso, dentro de uma estratégia de Go-to-market, é importante entender o ciclo de vida do produto e seu market share, ou seja, a participação da sua empresa no mercado, a fatia de mercado da empresa.
Para calcular a porcentagem do market share, você deve dividir o faturamento da empresa pelo faturamento do setor e multiplicar o resultado por 100.
Outro ponto relevante para o Go-to-market é analisar a efetividade de vendas (medida em percentual) do seu negócio. Para isso, divida o número de vendas fechadas pelo total de atendimento e multiplique o resultado por 100.
A estratégia Go-to-market se baseia em algumas perguntas centrais:
A partir das respostas para essas questões, você consegue traçar estratégias mais precisas para inserir o seu produto no mercado e definir como fazer isso, além de tomar decisões com base em dados reais sobre o seu negócio.
Para se aprofundar em Go-to-market, confira o Módulo 5 (“Go-to-market”), do Curso Product Marketing da PM3.
Você vai ver conteúdos relacionados a:
Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre Go-to-market:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete