O Kano Model (ou Modelo Kano) é um método de gestão de qualidade criado para o desenvolvimento em função das necessidades do cliente, classificadas em cinco categorias. É um meio bastante perspicaz de entender, categorizar e priorizar potenciais funcionalidades para novos produtos ou serviços.
O método foi criado em 1984 pelo professor Noriaki Kano e seus colegas, na Universidade de Tóquio, nascido da proposição de uma nova abordagem para a modelagem da satisfação do consumidor.
A partir de pesquisas de mercado e entendimento profundo de seu produto e sua documentação, é possível entender quais recursos e funcionalidades correspondem a cada um dos requisitos listados abaixo:
Para efeito de aplicação, o método hoje tem focado em sua utilização os 3 itens, conforme apresentado a seguir:
Vale citar que no framework também existem dois outros requisitos, mas que não entram nele formalmente pois são coisas que prejudicam o produto:
Caso queira se aprofundar mais em Kano Model, você pode encontrar bastante informação na aula “Técnicas de priorização“, do Curso de Product Management da PM3. O instrutor Marcell Almeida mostra de forma aprofundada essa e outras metodologias de priorização de produtos.
Para saber mais sobre Kano Model, recomendamos os conteúdos abaixo para ampliar os seus conhecimentos:
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