Em linguagem de programação, o Placeholder (algo como espaço reservado, em tradução livre) corresponde a um fragmento de código predeterminado, ou melhor, a uma variável vazia pronta para ser preenchida. Sua origem remonta à linguagem HTML5.
O Placeholder deve ser configurado pelos desenvolvedores e pode ser utilizado em diferentes layouts para que a informação final seja exibida para os usuários do produto ou os visitantes do site.
O layout oferece um indicativo para o time de desenvolvimento sobre qual placeholder deve ser utilizado e quais arquivos precisam ser usados no processo.
A ideia é que a linguagem de programação utilizada, ou seja, o tipo código aplicado, identifique corretamente o que deve aparecer para o usuário a partir do placeholder e do layout.
As imagens também são um tipo de placeholder, por exemplo, no processo de desenvolvimento de um site. Nesse caso, o placeholder é utilizado para preencher o espaço da imagem que ainda será enviada. Assim, o atributo configurado no layout se conecta a um template de imagem que será preenchido.
Outro exemplo de placeholder é o espaço em formulários de cadastro, indicando ao usuário onde ele deve incluir o e-mail ou o nome, por exemplo. Ou seja, trata-se do atributo no campo que informa como ele deve ser preenchido. Assim, nesse caso, o placeholder ajuda a guiar o usuário na página e permite melhorar a experiência dele no site.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Placeholder:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete