RICE é a sigla para Reach, Impact, Confidence, Effort (Alcance, Impacto, Confiança, Esforço). Trata-se de um modelo de pontuação utilizado para priorização de atividades. Ele ajuda os times de produto a definirem quais produtos ou funcionalidades desenvolverem e quais tarefas são mais importantes para alcançar determinada meta.
A empresa de SaaS Intercom foi a responsável pela criação do método RICE, com o objetivo de otimizar processos e facilitar decisões na área de produto. Com o modelo, a empresa tornou mais simples e objetiva a priorização de ideias a serem desenvolvidas.
Na prática, o modelo funciona a partir de uma pontuação atribuída às atividades ou recursos, de acordo com os 4 critérios contidos na sigla RICE.
O método auxilia o time de produto a analisar de forma objetiva as atividades ou recursos em questão e avaliar a relevância de cada elemento, o que contribui de forma efetiva para a priorização de tarefas ou ideias.
Além disso, o RICE é também uma maneira de tomar decisões mais acertadas, com base em um modelo numérico, o que garante mais objetividade para as escolhas feitas, diminuindo o componente emocional das decisões.
O modelo RICE se baseia nos seguintes elementos:
Agora que você já sabe o que significa cada elemento do RICE, pode utilizar a seguinte fórmula, que leva em consideração a pontuação de cada atividade:
(Alcance X Impacto X Confiança)/Esforço = Pontuação RICE da tarefa
A partir do resultado de cada iniciativa, você consegue priorizá-las de acordo com a pontuação.
Para se aprofundar no tema RICE e priorização de tarefas, não deixe de ver a aula “Técnicas de Priorização”, do Curso de Product Management da PM3, com o instrutor Marcell Almeida. Nesta aula, você vai saber mais sobre visão de portfólio de investimentos, a relação entre esforço e objetivos de negócio, além de aprender mais sobre o Kano Model.
Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre RICE:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete